É sabido que o sistema operacional Android é altamente fragmentados, com uma variedade ainda grande de versões antigas circulando. De acordo com o site para desenvolvedores Android, o Oreo, lançado em agosto de 2017, somando as versões 8.0 e 8.1, está presente em apenas 5,7% dos dispositivos móveis do Google.

A versão mais popular vai completar dois anos em agosto. É a Nougat, presente em 31,1% dos smartphones Android. Já o Marshmallow, de outubro de 2015, está em 25,5% dos celulares e, na terceira posição, está o Lollipop, lançado em novembro de 2014, presente em 22,4% dos dispositivos Android, seguido por KitKat (10,3%), de outubro de 2013, e Jelly Bean (4,3%), de julho de 2012.

Em vias de lançar o novo sistema operacional – sua versão ‘P’, cujo nome do doce ainda não foi revelado – o Android permanece fragmentado. De acordo com o site da Statista, isso se deve ao fato de o Android ser usado por inúmeros fabricantes (os OEMs) que muitas vezes não fornecem aos usuários atualizações e patches oportunos.

Já no site dos desenvolvedores Android, a dica é continuar a oferecer suporte a versões mais antigas até que mais dispositivos sejam atualizados.

“Geralmente, é uma boa prática oferecer suporte a cerca de 90% dos dispositivos ativos, enquanto segmenta seu aplicativo para a versão mais recente”, diz o texto no site. Isso significa que o aplicativo deve estar funcional para cinco OS.

O ecossistema da Apple ganha, nesse sentido, uma vantagem considerável. “Embora a abordagem de ‘jardim murado’ da Apple certamente não seja para todos, os usuários de iPhone podem pelo menos contar com a versão mais recente do iOS por alguns anos”, comenta o site da Statista.

 

Android: sistema operacional fracionado