A receita mundial com publicidade em serviços de streaming de música alcançará a marca de US$ 1 bilhão em 2017, o que representará um crescimento de 28% em comparação com o faturamento projetado para este ano, de US$ 782 milhões. Os números fazem parte do relatório "Música Digital: assinaturas, receita publicitária e serviços de download 2015-2020", publicado esta semana pela Juniper Research.

De acordo com os analistas da Juniper, embora alguns players importantes do mercado estejam abandonando o modelo baseado em publicidade e focando na venda de assinatura ilimitada de música, a receita publicitária nesses serviços continuará crescendo em razão da forte migração de usuários para streaming. É natural que os novos usuários experimentem primeiro a opção gratuita antes de pagar uma assinatura pelo serviço premium, sem propaganda.

A receita com downloads, por sua vez, caiu em 2014 e seguirá diminuindo ano a ano. A expectativa da Juniper é de que em 2018 o faturamento com assinatura de streaming pela primeira vez ultrapasse aquele com downloads.