A falta de espaço nos dispositivos móveis não é mais um problema para o armazenamento de aplicativos. É o que acredita o diretor de conteúdos e serviços para dispositivos móveis da Samsung, Eduardo Santos. Durante sua participação no Tela Viva Móvel 2020 nesta terça-feira, 11, o executivo reforçou de que a memória interna dos aparelhos aumentou de tal maneira que não é mais a preocupação principal do usuário.

“No passado, nós tínhamos uma desinstalação muito grande nos apps pela memória limitada nos handsets. O mercado (de celulares) está movimentando rapidamente para a evolução da memória. Antigamente, o smartphone de faixa de preço de entrada tinha 8 GB; o intermediário, 16 GB; e o premium, 32 e 64 GB. Hoje, o handset de entrada está com 32 GB; o intermediário, com 64 GB; e o premium, com 128 GB e 256 GB”, disse. “O hábito de apagar os apps está diminuindo com a memória. É comum hoje ter 200 apps, ante 150 do passado, por exemplo”.

Santos explicou que as barreiras hoje estão concentradas principalmente nas lojas de aplicativos, espcialmente na etapa da instalação de apps. Uma das formas para driblar esse problema é com o pré-carregamento (pré-load) de apps nos smartphones, tanto que a Samsung criou uma unidade de negócios de marketing dedicada a desenvolver essa frente de negócios.

“55% do mercado de smartphones é Samsung, então, nós temos abrangência que nenhuma marca tem. O ROI é muito rápido, pois não precisa focar no download”, disse. “Em média, entram 46 milhões novos dispositivos no mercado brasileiro por ano. Se o app já estiver no celular, a empresa pode focar o investimento de mídia na usabilidade”.

Um exemplo de empresa que aderiu a modalidade do pré-load com a Samsung no Brasil foi o TikTok.

Tela Viva Móvel

A programação do Tela Viva Móvel continua nesta quarta-feira, 12, com painéis sobre inovação móvel em grandes marcas (Coca-Cola, GM, Credicard e MRV) e em startups (ChatClass, Turbi Nutrebem, Popsy e Pier). Confira a agenda e mais informações sobre venda de ingressos no site do evento: www.telavivamovel.com.br.