Os fabricantes enviaram ao mercado dos Estados Unidos 31,9 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2020, um declínio de 5% ano a ano. Segundo o site de estatística Canalys, a retomada das operações das fábricas chinesas no final de março e a reabertura de lojas em maio e junho foram os principais contribuidores para que a queda não fosse tão grande. Com um detalhe curioso: cerca de 70% dos smartphones enviados aos pontos de vendas nos Estados Unidos no segundo trimestre de 2020 foram fabricados na China, contra 60% no trimestre anterior.

Apple e a Samsung foram responsáveis por sete de cada 10 aparelhos vendidos, e a Apple estabeleceu um novo recorde doméstico no segundo trimestre, vendendo 15 milhões de iPhones. A empresa norte-americana vendeu 15% a mais de seu iPhone 11 do que o best-seller do ano passado, o iPhone XR. Com o lançamento do iPhone SE, a participação de mercado trimestral da Apple disparou para 47%.

A Samsung igualou os níveis de remessa de 2019, mas sua sorte se inverteu. Ela despachou 59% menos aparelhos do Galaxy S20 série 5G do que modelos da série S10 no segundo trimestre de 2019. O fechamento desenfreado de pontos de venda ocorreu imediatamente após o preenchimento de dispositivos em seus canais no primeiro trimestre, e a Samsung viu-se contando com seus dispositivos Galaxy A10e e A20 de baixo custo para sustentar remessas.

O preço médio de um smartphone nos EUA atingiu US$ 503, 10% menor que no segundo trimestre de 2019.

Segundo o analista da Canalys, Vincent Thielke, foram vários os fatores para o declínio nas vendas: a pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem em casa e causou o fechamento das lojas; o orçamento apertado dos consumidores; e a pouca penetração do 5G nos subúrbios fizeram com que muitos comprassem um dispositivo 4G.