Centro de distribuição full do Mercado Livre recém-inaugurado em Cajamar/SP

O Mercado Livre anunciou nova expansão de sua malha logística no Brasil. A empresa vai abrir até o fim do ano seu oitavo centro de distribuição fulfillment (full), desta vez localizado na cidade de Franco da Rocha/SP. Até dezembro, será aberto também um centro de distribuição cross-docking em Guarulhos/SP, somando 18 desse tipo no País. E os centros de última milha, conhecidos como centros de serviço, que hoje são 80, passarão de 100 até o final do ano. O investimento total do Mercado Livre no Brasil em 2021 será de R$ 10 bilhões, incluindo nesse montante o investimento em logística. Para completar, a companhia promete abrir seu nono centro de distribuição (CD) full no quarto trimestre do ano que vem, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os CDs full são locais onde o Mercado Livre estoca produtos dos seus vendedores para enviar para cidades próximas. No segundo trimestre deste ano, cerca de 30% das entregas da empresa vieram de seus centros full. Recentemente, a companhia inaugurou três CDs full, em Cajamar/SP, Extrema/MG e Governador Celso Ramos/SC. Para se ter ideia do tamanho dessas unidades, o CD de Cajamar tem 110 mil m2, armazena 13 milhões de produtos e emprega 4,5 mil colaboradores – sua área será expandida para 170 mil m2 até outubro. E o CD de Extrema tem 68 mil m2, estoca 3,5 milhões de produtos e emprega 2,2 mil pessoas. 

Os centros de cross-docking, por sua vez, são centros de passagem. Mercadorias enviadas por vendedores ou pelos CDs full passam pelo cross-docking antes de serem encaminhados para seu destino final. O novo CD de cross-docking em Guarulhos terá 50 mil m2.

Os centros de serviço são o último estágio por onde passam os pacotes antes de serem encaminhados para a entrega ao consumidor final. 26 novos centros de última milha serão abertos até o final do ano.

Completam a malha logística da empresa 3 mil agências autorizadas do Mercado Livre espalhadas pelo País: são pequenos estabelecimentos comerciais que servem de ponto de entrega e de retirada de mercadorias para vendedores e compradores. 

Por fim, há ainda uma situação em que as mercadorias não passam pelos CDs da empresa: é quando vendedor e comprador estão na mesma cidade. Neste caso, o sistema indica a melhor forma de conectar as duas pontas.

Prazo de entrega

Os CDs full conseguem garantir entregas no mesmo dia para 50 cidades, desde que o pedido seja feito até 11h da manhã. Em outras 2,1 mil cidades os pedidos chegam no dia seguinte. E no restante do Brasil, em até dois dias. 

Atualmente, 12 milhões de vendedores usam a plataforma do Mercado Livre para suas vendas; centenas de milhares utilizam sua malha logística; e mais de 10 mil têm pelo menos uma peça armazenada nos CDs do tipo full.

No segundo trimestre deste ano, a malha logística do Mercado Livre foi utilizada em 86% das entregas da companhia, somando 230,5 milhões de itens enviados.

A empresa conta com uma frota de 51 carros elétricos, 260 caminhões, 10 mil vans, 4 aviões e 8 carretas movidas a gás.