Mercado Livre

Exemplo de Centro de Distribuição do Mercado Livre. Este é em Cajamar/SP. Foto: divulgação

O Mercado Livre (Android, iOS) inaugurou nesta quarta-feira, 23, quatro centros de distribuição (CDs), todos no estado de São Paulo: um no bairro de Perus, na região norte da capital, dois em Barueri, e um em Araçariguama, no interior do estado. As inaugurações dos quatro novos CDs aumentarão a capacidade de transação diária da logística do Mercado Livre para mais de 1 milhão de pacotes, além de gerar mais de 7 mil vagas de empregos diretos (quando operados em suas capacidades máximas).

O centro de distribuição sediado no bairro de Perus é o primeiro Receiving Center do Mercado Livre, estabelecimento que recebe produtos dos vendedores da companhia e facilita a correta distribuição para os centros de Fullfilment (Full) correspondentes a cada tipo de mercadoria. A empresa acredita que, com essa estrutura logística, o Mercado Livre ganha agilidade e eficiência em toda a operação.

Com a adição dos quatro novos centros de distribuição, o Mercado Livre passará a contar com uma estrutura logística de 12 CDs Full, um Receiving Center, 17 Cross Dockings, mais de 100 Services Centers e 3 mil Agências Mercado Livre. Esses ativos aumentam a infraestrutura logística para 1.029 km2 em operações de Fullfilment.

Vale lembrar que, em agosto do ano passado, a empresa havia anunciado a abertura do então oitavo centro de distribuição, em Franco da Rocha/SP até o fim daquele ano e um CD cross-docking em Guarulhos/SP, que seria aberto em dezembro de 2021.

De acordo com a empresa, o Mercado Livre realiza envios de produtos em que é responsável por todo o processo logístico no mesmo dia para 50 cidades e cujos CEPs cobrem 20% das vendas; em até um dia para 2,1 mil cidades (alcançando 75% das entregas); e em até dois dias para 4,7 mil cidades do Brasil (cobrindo 90% das entregas).

A companhia conta também com uma frota própria de veículos composta por 51 carros elétricos, 3 mil caminhões, 1,1 mil vans, três aviões e 26 carretas movidas a gás e mais de 13.000 veículos atuando na última milha. A empresa anunciou recentemente o Mercado Envios Extra, em que entregadores autônomos passam a integrar a rede de Envios.