Uma startup brasileira está ganhando espaço no concorrido mercado de apps para a gestão de equipes em campo. Trata-se da Auvo, que nasceu em 2015 e hoje conta com uma carteira de 1 mil empresas como clientes, que somam uma base de 7 mil usuários do seu aplicativo homônimo. Sua meta é mais que dobrar essa quantidade até o fim de 2019, chegando a 15 mil usuários, revela seu CEO, Gabriel Rodrigues.

O app da Auvo foi criado para atender equipes de manutenção de redes de telecomunicações, mas hoje é utilizado por quaisquer empresas com funcionários que atuem nas ruas, desde vendedores e reparadores de ar condicionado até montadores de móveis. Seu diferencial, diz Rodrigues, está na simplicidade de uso e também na automação de processos. O checkin e o checkout de um funcionário no local de uma ordem de serviço, por exemplo, são feitos de forma automática. O cálculo e o envio dos pedidos de reembolso por uso de combustível também podem ser automatizados. O gestor das equipes acompanha tudo em um painel na web, sendo avisado se um colaborador sai da rota prevista, se leu a ordem de serviço e se seu celular for desligado. O sistema gera também relatórios. É possível integrar a solução com diversos sistemas legados, como CRM, ERP etc.

A Auvo cobra uma mensalidade por usuário que varia de R$ 25 a R$ 44,90, dependendo da quantidade.

Outro app

A empresa está desenvolvendo um novo app voltado para equipes de serviços de manutenção. Ele permitirá o gerenciamento de equipamentos levados pelos funcionários, como modems. E também facilitará o processo de abertura de chamados pelos consumidores: bastará escanear um QR code exposto no equipamento em sua casa para abrir uma página onde solicita o reparo. O consumidor indica o melhor dia e horário para e o sistema agenda a visita com o técnico que estiver mais próximo. Com essa solução, fica dispensada a necessidade de o consumidor ligar para uma central de atendimento para pedir o conserto.