A Vivo e a Ericsson implementaram uma rede 5G para a primeira edição do The Town com network slicing, ou fatiamento de rede. A ideia era que a infraestrutura permitisse a entrada ao vivo dos repórteres na programação da TV Globo, GloboNews, Multishow e Bis com uma rede confiável e de qualidade. Os profissionais usaram quatro Mochilinks – equipamentos móveis para a transmissão de áudio e vídeo por meio da rede 5G da Vivo. O evento musical aconteceu em Interlagos, São Paulo, nos dias 2 e 3 e 7, 9 e 10 de setembro.

Esta foi a primeira vez que a Globo experimentou o fatiamento de rede para conectividade de produção em nuvem. O network slicing permite o fatiamento da rede para diferentes necessidades, que compartilham a mesma infraestrutura, mas separadamente, sem que uma aplicação comprometa a outra. Além dos canais da Globo, o público também pode usufruir da rede 5G da Vivo.

Os Mochilinks utilizados possuem SIMCards 5G e fazem a conexão entre os equipamentos de captação de áudio e vídeo com a central de produção audiovisual através da rede 5G da Vivo.

A Ericsson utilizou a plataforma ENI/NIA (Ericsson Network Intelligence), que usa inteligência artificial e análise de dados para o monitoramento do desempenho da rede, seja ela usada pela Globo ou pelos usuários da Vivo presentes no The Town.