Está em teste piloto no Brasil, com previsão de lançamento no ano que vem, um cartão de crédito que fala. O “voice card”, desenvolvido pela Thales, se comunica via Bluetooth com o smartphone do usuário para informar o valor de cada transação marcado na maquininha de POS.

Gustavo Daniel, head de vendas para bancos da Thales no Brasil (Crédito: Divulgação)

“É um produto superpioneiro que começou na Europa e que agora estamos trazendo para o Brasil. Quando inserido na maquininha, ele se conecta com o smartphone e transfere as informações. Então, o consumidor escuta o valor”, explica Gustavo Daniel, head de vendas para bancos e pagamentos da Thales no Brasil, em conversa com Mobile Time. O “voice card” também pode ser usado para pagamento por aproximação, mas aí o valor da transação não é informado em áudio.

O teste piloto está sendo conduzido em parceria com um emissor, cujo nome não pode ser divulgado por enquanto. A expectativa é de lançamento comercial em 2023.

Outra inovação da Thales em teste piloto no Brasil é o “cartão biométrico”, que possui um sensor para leitura da impressão digital, dispensando o uso de senha. Este, contudo, não tem previsão de lançamento por enquanto.

Cartões sustentáveis

A Thales é uma das maiores fabricantes de cartões de crédito e débito e SIMcards do mundo. No Brasil, conta com uma unidade fabril em Pinhais/PR, responsável pela produção dos cartões “virgens”, ou seja, ainda sem as informações pessoais dos consumidores. De lá, esses cartões são enviados para a sua fábrica em Barueri/SP, onde acontece o processo de personalização, que consiste nas gravações das informações de cada usuário em seu respectivo cartão, conforme a demanda dos emissores.

A unidade de Barueri está completando 15 anos de operação. Ao longo de sua história, acompanhou diversas evoluções da indústria, como a chegada dos cartões com NFC, tecnologia hoje presente em 95% das unidades ali fabricadas. Outra evolução é a adoção de materiais mais sustentáveis na produção de cartões, como plástico reciclado e plástico biodegradável (PLA).

Em 2021, apenas 2% dos cartões fabricados pela Thales eram sustentáveis. Esse percentual subiu para 20% em 2022. “E a tendência é que em 2030 tenhamos quase a totalidade sendo sustentável”, diz Daniel. Até lá, haverá ainda a adoção de plástico retirado dos oceanos para a fabricação de cartões, o chamado “ocean plastic”. Esse produto já é usado pela Thales em outros países e deve chegar em breve ao Brasil.

Fábrica de personalização de cartões da Thales em Barueri/SP (Crédito: Divulgação)