|Publicado originalmente no Teletime| A Telecom Italia enxerga o momento do mercado brasileiro como “oportunidade única” devida à possibilidade de consolidação com a venda da Oi Móvel. Em teleconferência de resultados nesta quarta-feira, 11, o CEO da controladora da TIM, Luigi Gubitosi, afirmou que isso deverá gerar mais valor ainda para a operadora brasileira.

A aquisição de uma fatia da Oi (provavelmente a maior do consórcio com a Claro e a Vivo) é um elemento chave nessa geração de valor, apesar do executivo afirmar que a companhia tem expectativas positivas mesmo sem considerar o incorporação dos ativos. “Temos uma oportunidade sem precedentes, porque indo para três operadoras, como mostra o caso dos Estados Unidos, é bem importante”, diz, citando a fusão T-Mobile e Sprint.

Citando informação exclusiva do TELETIME, Luigi Gubitosi afirmou que a posição da TIM com o consórcio com a Claro e Vivo é confortável para o leilão da Oi em dezembro. “O outro interessado, a Highline, recuou do processo”. Conforme antecipado por este noticiário, a Highline não tem interesse em revisar a proposta já colocada à mesa pela Oi Móvel, mas não necessariamente se retirou totalmente do processo (até por comprometimento com a proposta vinculante original).

Para o grupo italiano, se a consolidação acontecesse na Itália, seria motivo para “correr e comprar ações”. “E é assim no Brasil, pois é um país de potencial imenso e em crescimento”, coloca.

Gubitosi reconhece que, por reduzir o número de players, naturalmente a TIM Brasil será “um dos líderes, claro”. Mas destaca: “isso não significa que o líder é o mais lucrativo, efetivo e mais respeitado pelas pessoas. A TIM está indo bem nesse aspecto”, afirma. Segundo o CEO da Telecom Italia, os índices (KPIs) têm sido positivos.

Vender a TIM?

Por conta dessa expectativa de crescimento em valor, a Telecom Italia não vê motivos para uma eventual venda da TIM. Pelo menos por enquanto. “Isso não é algo que eu diria que nunca vamos reconsiderar, mas no momento não estamos considerando desinvestimento, estamos felizes com a TIM Brasil porque vai valer mais e criar valor aos acionistas”, declarou Gubitosi, ao ser perguntado por analistas se haveria alguma intenção de venda da operação brasileira.