Tembici

Novo contrato deverá aumentar número de estações e de bicicletas disponíveis. Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A Tembici foi, mais uma vez, vencedora da concessão do sistema de compartilhamento de bicicletas no Rio de Janeiro, licitação essa realizada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. O novo Termo de Concessão prevê um aumento no número de estações da Bike Rio para 520 em até 18 meses, o que corresponde a um incremento de 45% no sistema. A cidade terá até 5,2 mil bicicletas compartilhadas distribuídas na Região Central e nas Zonas Norte, Sul e Oeste.

O sistema de compartilhamento de bicicletas teve início no Rio em 2008, com 50 estações. Atualmente, a cidade possui 310 estações implantadas, 50 em licenciamento, e grande parte está localizada em pontos estratégicos de integração com outros transportes públicos.

Além das 520 estações, com o crescimento da demanda poderão ser acrescidas ao contrato outras 200 estações e mais 2 mil bicicletas, completando um total de 720 estações e 7,2 mil bicicletas, o dobro da quantidade existente atualmente.

A CET-Rio iniciou a construção de mais infraestrutura cicloviária na cidade, conectando as estações de transportes públicos à malha já existente – medida que faz parte do Plano Estratégico da Cidade 2020-2024. Até o final deste ano, 54 estações, que não possuíam conexões, estarão conectadas. Até o momento, foram concluídas as conexões a 43 estações somando mais de 20 km novos aos 457 km implantados na cidade até 2021.