Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

O Google permitirá que o Spotify (Android, iOS) e a rede social de encontros Bumble (Android, iOS) cobrem de seus usuários dos EUA por assinaturas diretamente em seus aplicativos Android. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira, 10.

Normalmente, as lojas de aplicativos Google Play e App Store cobram entre 15% e 30% das vendas digitais dentro de aplicativos por meio de suas plataformas de cobrança.

Autorizar que as empresas faturem os cartões de crédito dos usuários diretamente em um aplicativo permite que os apps reduzam essas taxas. Segundo a CNBC, o Google informou em um documento de suporte que os aplicativos que faturam diretamente aos usuários ainda terão que pagar ao Google uma porcentagem de suas vendas de aplicativos, porém, menor. E o Spotify continuará aceitando pagamentos de assinatura por meio do faturamento do Google Play.

Vale lembrar que a Apple não permite o faturamento direto na maioria dos países em que opera e lutou contra isso com reguladores e tribunais. No entanto, na Coreia do Sul, uma lei obriga a empresa a permitir o faturamento direto devido às regulamentações daquele país. A Apple diz que as políticas de sua App Store são importantes para a segurança e privacidade do usuário.