Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

Os mensageiros WhatsApp e Telegram são os canais alternativos de vendas mais usados pelos donos de e-commerce brasileiros, apontados por 73% deles. Em seguida aparecem Instagram Shopping (67%), Facebook (42%), marketplaces como Shopee e Mercado Livre (37%), TikTok e Kwai (15%) e apenas a loja própria (11%). Vale dizer que a soma excede 100%, pois era permitido marcar mais de uma opção.

Os dados são de um estudo da NuvemShop que foi divulgado nesta quinta-feira, 12. A análise contou com 2 mil comércios eletrônicos de todo Brasil e foi feita entre novembro e dezembro de 2022 . Todos os participantes são clientes da plataforma de comércio eletrônico.

Vale dizer que o WhatsApp ainda lidera como principal canal de atendimento ao cliente, isso por 94%. Instagram surge em segundo (84%) e depois vêm e-mail (50%), Facebook (40%), telefone (30%) e chat online (15%).

Vale frisar, o mobile representa atualmente três quartos do total das vendas dos e-commerce da NuvemShop em 2022. No ano passado, os varejistas digitais contabilizaram R$ 2,7 bilhões em receita de vendas ao todo.

Campanhas

As redes sociais são os canais mais usados para campanhas de publicidade pelos comerciantes. O Instagram é o canal mais usado para divulgação pela vasta maioria (97%) seguido por Facebook (71%), WhatsApp (63%), TikTok (33%), Pinterest (17%), Twitter (6%) e Linkedin (3%).

Quando o assunto é ferramenta paga em redes sociais, o Instagram Ads domina com 67% das respostas. Depois aparecem: Facebook Ads com 61%; Google Ads, 35%; Google Shopping, 14%; TikTok for Businessa 6% e Pinterest Ads, 3%.

Meios de pagamentos

Os pagamentos Pix no e-commerce saltaram de 6% para 22% entre 2021 e 2022, mas ainda perdem para para o cartão de crédito, que segue como principal meio de pagamento das compras online, com 52% do total. Sobre o método de pagamento instantâneo, ainda vale dizer que 4% usam em sua estratégia o Pix Parcelado; 5%, o live commerce; e 14%, o comércio via redes sociais.