Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

O unBlock (Android, iOS), superapp de turismo espanhol, irá integrar a plataforma blockchain da Telefónica Tech, TrustOS, para oferecer incentivos baseados em tokens fungíveis e não-fungíveis (NFTs) a usuários que consomem serviços urbanos. Turistas e cidadãos receberão tokens ao usar o app, que reúne ofertas de diferentes experiências na cidade, como restaurantes, hotéis, comércios, museus, teatros e outras atrações turísticas.

A TrustOS tem um módulo de tokenização que torna mais fácil a transferência de tokens e simplifica o gerenciamentos de ativos digitais. Estes tokens, por sua vez, poderão ser monetizados, quando transferidos para outros usuários, ou utilizados para acessar benefícios exclusivos, disponíveis apenas para usuários com quantidades suficientes de tokens. A proposta permite descentralizar o consumo de serviços de cidades inteligentes.

Sergio López, CEO da unBlock, que atualmente está disponível nas cidades de Sevilha, Valência e Corunha, na Espanha, destacou que a parceria poderá ajudar a entender melhor o comportamento de cidadãos e turistas, gerir de forma otimizada fluxos turísticos, conhecer o geo-comportamento dos utilizadores e otimizar a comunicação personalizada, de forma a oferecer melhores propostas e serviços customizados.

Em uma demonstração, que ocorrerá no dia 19 de janeiro de 2022, em Madri, na Espanha, na International Tourism Trade Fair (FITUR), visitantes poderão seguir uma rota virtual por diferentes atrações turísticas de Sevilha. As visitas virtuais serão registradas na blockchain, garantindo um NFT a quem seguir a rota.

Esses NFTs e outros benefícios que o aplicativo distribui incentivam os usuários a seguir as sugestões da plataforma na ordem, para que possam ser redirecionados em tempo real, de acordo com a capacidade de cada local, para melhorar a experiência, evitando filas e aglomerações. Essa é uma das formas como o app pode atuar na gestão de fluxos de visitantes de uma cidade.