Prisicila Berquó, gerente de marketing da Shure para a America Latina

Com presença no Brasil há quatro anos e meio, a Shure terá um aumento do seu portfólio de equipamentos de áudio em 2020. Em conversa com Mobile Time nesta terça-feira, 12, a gerente de marketing da companhia na América Latina, Priscila Berquó Rodrigues, explicou como trabalham esse segmento.

“Na parte mobile, nós estamos há quatro anos. Nós temos loja oficial na qual subsidiamos o preço na ponta, direto para o consumidor final. Se comparado com o preço dos EUA, não tem muita diferença na conversão. Não tem venda com distribuidor, por isso é mais atrativo”, disse a executiva. “Hoje, o nosso trabalho é mais forte no online. Mas existe um projeto de termos um parceiro para irmos para o canal físico com a linha mobile”.

Atualmente, a empresa disponibiliza no Brasil os seguintes equipamentos da linha Motiv: os microfones MV5, MV51, MVL, MV88 e MV88+; e a interface de áudio MVi. O mais barato deles é o MVL, um microfone de lapela que tem o preço sugerido de R$ 489.

O diferencial da fabricante é que eles podem ser usados como gravador junto aos apps da linha Motiv, Shure Plus Motiv (Android, iOS) para gravar som e Shure Plus Motiv Vídeo (Android, iOS) para registrar imagens.

Atuando em três frentes – áudio profissional, áudio musical e áudio para empresas e governo – a companhia é líder de mercado em microfones, como explica Berquó: “A Shure é líder no mercado em microfones. Ela oferece um portfólio bem amplo. Por exemplo, 90% das bandas no Lollapaloza tem microfones Shure. Atendemos igrejas, empresas e governo, principalmente”.

A executiva explicou que seu rival direto é a Sennheiser. Depois vem competidores secundários, como a AKG e por último as OEMs chinesas que ofertam microfones de entrada (a partir de R$ 60). Mesmo somando as adversárias secundárias e OEMs, a Shure mantém a liderança do mercado.

Finanças

Sobre a operação brasileira, a gerente de marketing afirma que a Shure fechou o ano positivo em 2019. Sem poder dizer números financeiros, Berquó explicou que a companhia cresceu dois dígitos ante 2018. E mesmo em um momento crítico na economia, a expectativa da companhia é de incremento em suas receitas.

“O ano de 2019 foi um bem promissor para nós. A Shure segue crescendo, gerando mais demanda, trazendo mais profissionais e investimos em oferta de curso de radiofrequência para técnicos de áudio. Governo e private têm crescido bastante”, disse.

Corporativo

Além da divisão mobile, uma das expectativas de crescimento da Shure está no segmento para empresas que também terá expansão do portfólio. Na visão da executiva, a área de áudio dentro das empresas está em transição, algo similar ao processo que aconteceu com o vídeo profissional que trouxe adaptação às áreas de tecnologias das firmas. “Temos um portfólio em ascensão. A mudança no mercado da parte de TI, trouxe mais responsabilidade, inclusive áudio e vídeo”, afirmou.

Um dos pontos defendidos para a Shure entrar nas empresas é a oferta de equipamento de áudio sem fio adaptados às frequências nacionais. Há oito anos a companhia não fabrica equipamentos acima de 698 MHz, uma vez que produtos a partir de 700 MHz podem trazer interferência à rede 4G de celulares.

Outro apoio que pode acelerar o desenvolvimento em corporações é a necessidade de home office por parte das empresas. Neste cenário, Berquó acredita em uma combinação entre a oferta de equipamentos de áudio corporativo e mobile.

“(Covid-19) É algo que pode influenciar (as vendas) no corporativo, mas também mobile. O microfone MV5, por exemplo, é conhecido para podcasters, mas é uma excelente opção para executivos e empresas menores. E para smartphones nós temos o MVL, o lapela que pluga direto no celular”, afirmou. “Acredito que MV5, MV51 e MVL devem puxar mais as vendas neste cenário”.

Novo produto

Microfone MV88+ e tripé de mesa Manfrotto plugado em um smartphone

A empresa apresentou o microfone dinâmico para dispositivos móveis MV88+. Plugado a um smartphone ou tablet via USB e com os apps da linha Motiv, ele pode efetuar gravações de vídeos e áudio direto no handset. Com pedestal de mesa da Manfrotto, cabos, adaptador, espuma para ponta do microfone (para cortar som de vento) e capinha impermeável para proteção com chuva, o MV88+ chega por R$ 1,7 mil no e-commerce da Shure.