O mobile representa 50% das vendas online no Brasil. Das transações concluídas, um terço são em apps. Ou seja, os aplicativos respondem por aproximadamente 30% das vendas em dispositivos móveis para varejistas que investem em apps de compras e web mobile. No entanto, o relatório aponta ainda que a taxa de conversão em aplicativos foi três vezes maior que na web mobile. Os dados são do estudo Análise do E-commerce no Mundo, da Criteo, sobre o primeiro trimestre de 2018. No último estudo, as vendas online feitas em mobile estava em 48% no País.

Desde o primeiro trimestre do ano passado as compras dentro de apps estão crescendo. Neste ano, 15% das vendas online de varejistas no Brasil foram realizadas em aplicativos, 35% via web mobile e 50% das transações foram feiras por meio de desktops. Nesse período, em todo o mundo, as compras via aplicativos aumentaram 22% em comparação com o primeiro trimestre de 2017.

Do primeiro trimestre do ano passado para 2018, houve um aumento de 11 pontos percentuais nas vendas por dispositivos móveis – tablets e smartphones. Se, em 2017, os dados eram de 26%, neste primeiro trimestre, 37%. Porém as vendas em tablets caíram 24% e em desktops foi de -15%.

O relatório conclui que os varejistas deveriam priorizar e otimizar aplicativos de compras para não correrem riscos de perder oportunidades de gerar receita. Outro ponto sinalizado é que os consumidores navegam entre dispositivos, browsers e walled gardens, e aos poucos os smartphones têm se tornado o meio preferido para transações.

Assim como apontado pela pesquisa referente ao último trimestre de 2017, a combinação de dados online e off-line é fundamental para compreender a intenção e o poder de compra do cliente, especialmente porque os consumidores omnichannel geram o maior lifetime value em termos de vendas.

O relatório analisou dados de navegação e compra de mais de cinco mil varejistas em mais de 80 países.