Com o objetivo de aproximar centros de pesquisas e empresas no Rio de Janeiro, foi lançada a Aliança pela Inovação. A iniciativa reúne diversas instituições, entre universidades, órgãos governamentais, startups e fundos de investimento, que vão se reunir mensalmente para discutir como transformar em negócios a produção acadêmica feita no Rio de Janeiro.

A ideia nasceu durante um encontro promovido dentro do Rio Innovation Week do ano passado, foi amadurecida ao longo dos últimos meses e formalmente lançada nesta quinta-feira, 12, em evento na Casa Firjan, no Rio de Janeiro.

Fazem parte da Aliança: Bip Consulting; Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); Dobra Tech; Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC); Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO); Invest.Rio; Maravalley; MSW Capital; PUC-Rio; Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal Fluminense (UFF); e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ).

Lançamento da Aliança pela Inovação

“Há quase 70 instituições de ensino superior e 700 startups no Rio. Precisamos que a produção da acadêmica chegue às empresas mais rapidamente. Falta a proximidade com a indústria. Há muito o que fazer. Precisamos construir essa ponte”, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, na solenidade de lançamento da Aliança.

“A universidade precisa sair da zona de conforto. Não basta realizar pesquisa  aplicada, ou pesquisa voltada para dentro. Todas as áreas devem se voltar para resolver as três questões mais urgentes da sociedade: mudanças climáticas, inteligência artificial e desigualdades sociais”, propôs a secretária municipal de ciência, tecnologia e inovação do Rio de Janeiro, Tatiana Roque. “Queremos transformar o Rio na capital da inovação. Para tanto, temos que reunir os setores público e privado, as universidades e a sociedade civil”, acrescentou.

A Aliança pela Inovação está aberta para receber mais participantes a partir de agora.

Foto no alto: cerimônia de lançamento da Aliança pela Inovação (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!