Alaian, grupo de inovação aberta com seis operadoras (crédito: Telefónica Espanha)

As operadoras Bouygues Telecom, Cellnex, KPN, MTN, Telefónica e WINDTRE firmaram uma aliança global para conectar seus ecossistemas de inovação aberta. Batizada de Alaian, a iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira, 28, e tem como objetivo compartilhar as melhores práticas de inovação e gerar casos de uso a partir de novas tecnologias em comunicações, como 5G e fibra ótica.

Juntas, as seis empresas representam 700 milhões de consumidores em quatro continentes e 50 países.

Além da integração entre operadoras, o grupo faz um chamado para startups que queiram desenvolver aplicações para a rede móvel de quinta geração, em temas como: telecomunicações e infraestrutura; indústria; manufatura e logística; mobilidade urbana; utilities; metaverso e web 3; varejo; mídia, entretenimento e gaming.

Por meio deste programa, as novas entrantes terão acesso às tecnologias 5G e edge computing das operadoras, além de testar as aplicações criadas em laboratórios das companhias e ter apoio de seus especialistas de rede, comércio e produto.

As startups podem se inscrever até 31 de maio por meio deste site. Não há restrição de países. As empresas escolhidas terão que apresentar suas propostas às operadoras (pitchday) em 7 de junho deste ano.