Ilustração: La Mandarina Dibujos

O CFO da Netflix (Android, iOS) , Spence Neumann, estima que o segmento de publicidade da empresa de streaming tem potencial para garantir pelo menos US$ 3,2 bilhões de receita anual. Durante a divulgação do resultado financeiro do quarto trimestre de 2022, o executivo falou da nova avenida da companhia, ante rivais que já adotaram a publicidade anos antes, como o Hulu.

“Nós temos quase US$ 32 bilhões de receita anual. Não estaríamos nisso (publicidade) se não acreditássemos que pode ser maior que 10% do nosso faturamento. E esperamos que cresça com o tempo, à medida que crescemos o nosso mix (receituário)”, completou.

Vale lembrar que a Netflix lançou no final do ano passado o modelo de assinatura com publicidade, em parceria com a Microsoft, ao mudar uma política de dez anos como uma plataforma nativa e sem publicidade.

Neumann disse ainda que não vê uma disputa de sua empresa com outras gigantes do mercado de mídia digital, como Alphabet e Meta. Para ele, a Netflix briga por terreno contra a TV linear.

Assinaturas

Em outra linha de negócios nova, o COO e co-CEO da Netflix, Greg Peters, afirmou que a companhia deve dar robustez ao modelo de conta compartilhada com mais funções de gerenciamento de conta no final do primeiro trimestre de 2023. Atualmente, o modelo está em testes em alguns países e permite ao usuário adicionar novas contas e exportar perfis. O modelo permite fazer um espelhamento dos favoritos entre contas compartilhadas.

Em outubro de 2022, durante a divulgação do relatório do terceiro trimestre de 2022, a empresa de streaming confirmou que lançaria a oferta de assinatura de monetização com conta/senha compartilhada neste ano. Na época, a opção estava em testes em países como Porto Rico e Argentina. Os preços praticados ainda não foram definidos, mas podem custar entre US$ 3 e 4 por conta adicional.

“Após ouvirmos as respostas dos clientes, nós vamos oferecer a eles (usuários agregados) a habilidade de transferir seus perfis da Netflix em suas próprias contas, e os usuários que compartilham suas contas poderão gerenciar mais dispositivos e criar subcontas (membros extras pagos) para familiares e amigos. Esperamos que essa opção se torne bastante popular em países com o nosso plano de baixo custo baseado em publicidade”, informou em outubro.

Peters reconheceu ainda que a Netflix pode passar por mais um aumento de preços em 2023, mesmo com a entrada das novas formas de ganhar receita.

Vale lembrar, a Netflix anunciou na última quinta-feira, 19, que Peters e CCO Ted Sarandos seriam os novos co-CEOs no lugar de Reed Rastings, que passa a ser chairman da empresa.