A 99 (AndroidiOS) relançou nesta terça-feira, 12, a sua operação de delivery em São Paulo, o 99Food. Segundo Simeng Wang, diretor geral da companhia no Brasil, um aporte de R$ 500 milhões será destinado para o serviço em São Paulo, a metade do R$ 1 bilhão destinado ao 99Food neste ano.

Em São Paulo, o serviço de entregas começa com 20 mil restaurantes e 50 mil entregadores em um curto período de testes na capital e outras cidades da região metropolitana. São elas:

  • Barueri (Alphaville);
  • Guarulhos;
  • Santo André;
  • São Bernardo do Campo;
  • São Caetano do Sul.

De acordo com Bruno Rossini, diretor sênior de comunicação da plataforma, a ideia é que neste começo o 99Food resolva questões pontuais e eventuais problemas que podem surgir para ser lançado com mais firmeza na próxima semana.

A expectativa é que junto com o lançamento para valer, entre os dias 18 e 19 de agosto, a companhia faça uma campanha de marketing mais agressiva nas ruas da cidade para se aproximar do público. Paralelamente, a estratégia de marketing e comunicação da empresa envolveu a distribuição de 35 mil bags de entregador aos motociclistas.

Por meio do app principal da empresa, o 99Food já pôde ser encontrado em celulares de alguns consumidores na barra principal com a descrição ‘food’. Sem um app standalone, a ideia é usar a base de 55 milhões de clientes que usam o 99 como plataforma de mobilidade e financeira em 3,3 mil cidades brasileiras.

Vale lembrar, o 99 e o 99Food são controlados pela DiDi. Além do Brasil, a empresa tem operações de delivery no México e na Colômbia.

Estratégia do 99Food

Segundo Wang, diretor geral da 99 no Brasil, a estratégia de delivery da companhia é de longo prazo e se baseia em trazer uma nova opção para restaurantes, consumidores e entregadores que sentem dores como mensalidade, taxa de entrega e pouco retorno.

Para cada stakeholder nesta estratégia há uma proposta diferente:

  • Restaurantes: isenção nas comissões e mensalidades por 12 meses (24 meses para quem entrou antes de julho), com a ideia de ofertar o mesmo do balcão/salão no delivery;
  • Entregadores: adicional de R$ 400 para cada 15 entregas feitas neste primeiro mês;
  • Usuários: cinco vouchers que somam R$ 99 e entrega grátis.

O objetivo é chegar a 100 cidades até o final de 2026.

Restaurantes

99Food

Placa em restaurante da zona sul de São Paulo antes de abrir (crédito: Henrique Medeiros/ Mobile Time)

Nos comércios, o diretor geral afirmou que eventualmente vão cobrar comissão, mas que a ideia é não cobrar uma taxa exorbitante. A proposta é crescer em escala, uma vez que preveem que o mercado aumentará de 3 a 5 vezes nos próximos anos. Afirmou ainda que nesta estratégia não buscam tomar market share dos rivais, mas desenvolver o próprio espaço.

Importante recordar, o 99Food foi lançado em novembro de 2019 e durou até janeiro de 2023, inclusive como app standalone. No meio de abril deste ano, a companhia anunciou o retorno com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin em conversa com Stephen Zhu, head global da DiDi.

Motociclistas

99Food

99Food. Crédito: divulgação

Para os entregadores em São Paulo, a 99 está sendo mais generosa que em Goiânia, aonde ofereceu R$ 250 por 20 entregas. Wang explica que isso ocorre devido ao fato de a capital paulista não ter um serviço de mototáxi, diferentemente da capital de Goiás.

Sobre a possibilidade de ampliar esta oferta aos motociclistas até a definição de uma regulação do mototáxi em São Paulo, o executivo explicou que neste primeiro momento a ideia é sentir se os entregadores terão ganho de mercado, mas que a proposta da companhia é que o entregador tenha a multimodalidade (entrega, delivery e corrida com passageiro) para ter mais ganho ao longo do dia, de modo que fique mais tempo no app.

Wang lembra ainda que, dos 15 mil entregadores em Goiânia, 10 mil fizeram corridas de motoapp nos primeiros 45 dias de entrega.

Usuários

99Food

Crédito: divulgação

Quanto aos usuários, a expectativa do executivo é que o conjunto de isenção de taxa, isenção de comissão, isenção de mensalidade para os restaurantes proporcione um preço do delivery similar ao do balcão/salão.

Todo esse arcabouço que a 99 está trazendo para clientes, restaurantes e entregadores e mais investimentos no time de tecnologia resultarão nos R$ 500 milhões de investimento do 99Food em São Paulo até o final de 2026.

Imagem principal: Diretor geral da 99 no Brasil, Simeng Wang (divulgação)

 

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