5G

Ilustração: Cecilia Marins

O Bradesco firmou parceria com a América Móvil para criar, desenvolver e testar casos de uso voltados ao 5G. A ideia do banco é cocriar soluções em agilidade por busca de imóveis e segurança nas agências com Claro e Embratel, além de NTT Data, Magna e IBM.

A experimentação, que envolve também os braços de inovação de Claro (BeON) e Bradesco (inovabra), tem duas provas em curso.

Na solução de imóveis feita com a NTT Data, o cliente pode conhecer uma propriedade com realidade aumentada e computação espacial em 3D. Vale lembrar, a fornecedora apresentou essa solução para Mobile Time no especial sobre Metaverso, mas não podia falar qual era o banco parceiro na época. Cauê Dias, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da NTT Data, explicou que os imóveis de uma empresa do setor foram escaneados com o radar LiDAR de iPhones. Desse modo, ao abrir o app da empresa, o usuário que estiver na rua pode usar a realidade aumentada do seu celular para ver quais imóveis estão disponíveis e fazer uma visita virtual ao local.

Em segurança, o banco instalou uma rede 5G da Claro dentro de uma agência para conectar câmeras e o sistema IBM Maximo Visual Inspection que analisa e alerta possíveis situações de risco em tempo real. A rápida avaliação acontece pela baixa latência que surge com a quinta geração da Internet móvel. A aplicação foi instalada pela parceria da IBM, Magna.