Lançado em novembro, o AI Pin, ou broche com inteligência artificial, da Humane, anunciou nesta terça-feira, 12, uma parceria com a Optiva para adicionar sua tecnologia BSS (sistemas de suporte comercial) para billing, integração de rede e serviços de valor agregado ao AI Pin. Outra novidade é que a empresa está lançando sua própria operadora móvel virtual (MVNO).

A Solução BSS da Optiva é nativa em nuvem em modelo SaaS e deverá integrar uma série de novos serviços ao AI Pin por meio de seu conjunto modular e unificado de ponta a ponta de integrações e serviços implantados na nuvem pública.

O AI Pin não precisa de integração com um smartphone. Para acioná-lo, a pessoa deve fazer movimento com os dedos ou pressionar um botão no broche. O dispositivo pode ser acionado por gestos com os dedos ou voz e funciona como um assistente de voz. Ele também pode mostrar algumas informações por meio de um holograma. Para isso, a pessoa deve colocar a palma da mão em frente ao dispositivo para que ele projete as informações.

O broche tem computador principal e uma bateria sem fio. As partes são conectadas magneticamente para serem presas na roupa, como se fosse um broche. Além disso, possui câmera, alto-falante, projetor a laser e sensores de reconhecimento integrados.

O AI Pin foi desenvolvido pela Humane, uma empresa criada por dois antigos funcionários da Apple, Imran Chaudhri, ex-designer da empresa que trabalhou em produtos como Apple Watch e iPhone, e Bethany Bongiorno, ex-diretora de engenharia de software da companhia norte-americana.

O vestível promete dispensar os smartphones e custa a partir de US$ 700.