Após a venda da Nextel para a Claro ter sido finalizada ao receber todas as aprovações regulatórias necessárias, a antiga controladora da tele, a Nii Holdings, deu entrada com o processo de dissolução. Segundo comunicado ao mercado nesta segunda-feira, 13, o certificado de dissolução foi arquivado na Secretaria de Estado do estado norte-americano de Delaware, tendo efeito já a partir desta data. Conforme a legislação estadual (chamada General Corporation Law – DGCL), a Nii pretende seguir os procedimentos de “Safe Harbor”.

Com a dissolução, a ex-controladora da Nextel também encerrou a negociação de suas ações ordinárias. Apesar de não mais poderem transferir a titularidade ou histórico dos papéis (exceto em alguns casos previstos, como herança, espólio ou operação da lei), os acionistas vão reter o direito de receber distribuições de fundos de acordo com o plano da Nii e a legislação de Delaware. A companhia afirma que vai tomar “todas as ações razoáveis para otimizar a distribuição de valor aos seus acionistas”.

A Nii notificou a Nasdaq ainda em dezembro do ano passado sobre sua intenção de sair da listagem do balcão da bolsa eletrônica norte-americana. No dia 30 de dezembro, a empresa arquivou o formulário na comissão de valores dos EUA, Securities and Exchange Commission. Com isso, as ações pararam de ser listadas no último dia 9 de janeiro.

A finalização da venda da Nextel para a Claro ocorreu no dia 18 de dezembro de 2019. O valor final foi de US$ 948,5 milhões. A compra foi anunciada em março do ano passado. A operação recebeu a aprovação final do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em dezembro, após o Tribunal da autarquia não ter acolhido argumentos contrários apresentados em recurso pela TIM. A Anatel concedeu anuência à transação no final de setembro.