A plataforma Não Me Perturbe, criada pelas operadoras para bloquear chamadas indesejadas de telemarketing, fechou o ano de 2021 com 9,55 milhões de números de telefone cadastrados. E, nos primeiros dias de 2022, já foram registrados mais de 2 milhões de números.

De acordo com comunicado da Conexis Brasil Digital, a maior parte dos números cadastrados está no Estado de São Paulo, com 4,594 milhões de registros. Em segundo lugar em volume de cadastros está Minas Gerais, com 856 mil números, seguidos do Paraná, com 844 mil, e do Rio de Janeiro, com 587 mil registros.

Criada em 2019, a Não Me Perturbe faz parte de uma iniciativa das operadoras de telecom como medida de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Para fazer o cadastro, é preciso entrar no site e registrar o número – o bloqueio pode demorar 30 dias para acontecer.

Em dezembro de 2021, entretanto, a Anatel anunciou, em entrevista coletiva, a criação do código de identificação de chamadas de telemarketing 0303, por considerar que o sistema de autorregulação das operadoras não solucionou o problema. O conselheiro Emmanoel Campelo chegou a afirmar que “não entendia o porquê de o sistema da plataforma ter dado errado”.

Já a Conexis divulga o contrário. Em seu comunicado, o sindicato confirma os efeitos positivos da Não Me Perturbe, que podem ser verificados tanto na queda de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações, que, desde abril, tem apresentado reduções superiores a 20%, e quanto nos dados da empresa de verificação de números de telefone Truecaller, que mostram que o setor não está entre os que mais fazem ligações indesejadas.