Enquanto o Stir/Shaken não funciona em sua plenitude para balançar as estruturas dos serviços de atendimento ao cliente no Brasil afora, uma alternativa para lidar com o excesso de ligações é a ferramenta Não Me Perturbe (Android, iOS) que é mantido pelas operadoras, administrado pela ABR Telecom e foi lançado como app em março de 2023.

Focado em chamadas de telemarketing realizadas por bancos e pelas próprias operadoras, a plataforma foi lançada com versão web em 2019. O seu intuito é permitir que o consumidor retire seu número do cadastro de chamadas a receber por essas empresas, além de registrar reclamações pelo volume de chamadas que a pessoa recebe, abuso do horário das ligações e continuar recebendo chamadas após cadastrar a exclusão de um número na base de dados.

Porém, o Não Me Perturbe foi motivo de críticas, inclusive da Anatel, que preferiu criar o Stir/Shaken por não ver com eficácia a plataforma das operadoras. Em 2021, o então conselheiro Emmanoel Campelo afirmou que apesar de firmarem acordos de autorregulação, as empresas não cumpriram e seguem importunando os clientes. Agrega-se a isso, o fato de que a plataforma avançou pouco, por exemplo: apenas 6,5% das linhas de SP aderiram à plataforma em cinco anos.

Os motivos para a tecnologia não ter avançado podem ser vários, como:

  • Telemarketings terceirizados que, em teoria, não seguem o regramento;
  • Lentidão em limpeza da base de dados, uma vez que demora 30 dias para ter o número retirado da lista de contato das empresas;
  • A ampliação das ofertas de produtos telefonia móvel, fixa, TV por assinatura e crédito consignado com outros produtos de bancos e operadoras, vide cartão de crédito, cheque especial, combo de TV, Internet fixa e móvel.

Isso sem contar com outras brechas, como usar várias linhas de telefones celular ligando para o usuário no lugar do prefixo 0303. Isso foi criado durante as restrições sanitárias para os atendentes fazerem home office. Porém, as linhas de celulares ficaram após o retorno dos operadores de telemarketing para o presencial e o usuário não consegue bloquear esses diversos números. É como erva daninha, se bloquear um contato, aparece outro na sequência.

Afinal, quem regula um acordo autorregulado nessas horas?

Resultado: evito atender o telefone. Até porque entre ofertas de crédito e planos de telefonia, sempre tem um golpista. Um exemplo é o golpe do “uma compra de R$ 1,8 mil foi feita no seu cartão no banco XYZ” que agora mais que dobrou, pois a “gravação diz que é de R$ 4 mil” e pede para você colocar CPF e senha para cancelar a transação.

Temos que admitir que esse é mais avançado do que o clássico do ‘pai, fui sequestrada’.

O cadastro do Não Me Perturbe é rápido. Não precisa de muitos dados e a senha é padrão (oito caracteres, uma letra maiúscula e mais um caracter especial). Fiz o meu cadastro, mas ainda não está funcionando, pois estou no período de 30 dias – um certo banco amigo da Madonna segue me ligando, mas não é para dar ingresso.

Em todo caso, os moradores de São Paulo também podem se cadastrar na plataforma web do Procon-SP, o Não Me Liga. Quem sabe somando os dois, nós conseguimos reduzir a quantidade de aporrinhações?

Imagem principal: Arte criada por Nik Neves para Mobile Time