| Publicada originalmente no Teletime | Empresa do Grupo Greatek que adquiriu licença regional 5G nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Cloud2U anunciou nesta segunda-feira, 13, uma nova marca para atuação como operadora: a iez! telecom.

Fruto de um processo que avaliou mais de 100 nomes distintos ao longo de quase quatro meses, o posicionamento foi escolhido por ser “mais afinado aos novos propósitos do grupo”. Atributos como positividade, simplicidade e uma linguagem lúdica e amigável foram considerados na escolha.

Ao Teletime, o gerente de novos negócios do Grupo Greatek, Anderson Ferreira, explicou que ações estão programadas nos próximos meses para promoção da marca. Entre elas, ativações ao lado de ISPs parceiros e o lançamento de um novo site que já trará as primeiras ofertas da iez! – começando pelo segmento B2B.

Em paralelo, a marca Cloud2U seguirá ativa como nome do núcleo de tecnologia e da incubadora de novos negócios do Grupo Greatek. Sediada em São José dos Campos (SP), a fabricante de produtos de telecom adquiriu licença regional do 3,5 GHz no Sudeste (exceto São Paulo) durante o leilão 5G de 2021.

Planos

O foco inicial da iez! telecom será nas aplicações B2B, com destaque para ofertas de implementação de redes privativas a partir do espectro detido. O modelo poderá envolver parcerias com integradoras ou mesmo provedores de Internet.

Em um segundo momento, a banda larga sem fio 5G (FWA) deve entrar no roteiro – mais uma vez, com a atuação ao lado de ISPs fazendo parte da estratégia. Já uma incursão no mercado móvel é um passo que ficará mais para frente, explicou Ferreira.

No caso do FWA, provas de conceito já estão sendo realizadas pela iez! em São José dos Campos, a partir de equipamentos de rede de acesso (RAN) da Ericsson. A escala e o alcance da tecnologia são alguns dos aspectos avaliados.

Ainda de acordo com Ferreira, a iez! tem planos de expandir os testes para novas cidades da área de outorga ao longo do segundo e do terceiro trimestre deste ano. Ao contrário das primeiras etapas, realizadas em laboratório, a ideia é que os próximos testes já sejam comerciais.