A Klavi é uma plataforma SaaS B2B de open finance especializada em processamento de dados financeiros e geração de insights, que começou sua operação em 2020. Em 2022, a fintech registrou um faturamento dez vezes maior do que em 2021 e, para este ano, a expectativa é ter um crescimento entre cinco e dez vezes maior do que o ano passado. Com mais de 40 clientes ativos em sua carteira, sendo grandes, médios e pequenos bancos e fintechs, a Klavi conectou mais de 3 milhões de pessoas com seus serviços em 2022 – ou seja, 3 milhões de pessoas deram consentimento para se conectar à plataforma da empresa para receber novos e personalizados produtos e serviços de outra instituição financeira.

O principal serviço oferecido pela Klavi está ligado ao score de crédito. Quando uma pessoa autoriza que a fintech tenha acesso aos seus dados financeiros, ela é capaz de avaliar detalhes – quanto ganha, dia que recebe, se tem crédito contratado, quantas fontes de renda tem – para que o banco ou a empresa contratante possa oferecer produtos direcionados ao seu perfil.

“Quando o usuário dá o consentimento para acessarmos sua conta bancária, fazemos vários resumos para entender onde a pessoa gasta. Fazemos a escoragem de crédito. E o produto final que entregamos é um booking de variáveis, que são resumos de sua vida financeira, incluindo o score”, explica Bruno Chan, CEO da Klavi, em conversa com Mobile Time.

Há também bancos e fintechs que acabam usando os dados de perfil financeiro feito pela Klavi para fazer o seu próprio score de crédito.

Klavi

Bruno Chan, CEO da Klavi. Empresa oferece a bancos e fintechs dados para escoragem de crédito e o próprio score, e agora quer contribuir com dados no segmento de seguros

“Somos um provedor de dados do open finance para melhorar o score de crédito e fazer com que as empresas possam oferecer produtos a seus clientes. Para as fintechs menores, faltam a elas dados de seus clientes para oferecer um produto mais compatível com o seu perfil”, explica Chan.

Além do score de crédito, a Klavi tem soluções para ajudar seus parceiros a oferecerem a seus clientes gestão financeira, crédito e, em breve, seguros. “Faltam opções de seguros. E entendemos que o open finance pode ajudar”, diz o CEO.

“Nosso foco continua sendo os dados financeiros. Com eles, sabemos do consumo e da renda da pessoa. E essas informações podem ser usadas nas empresas de seguros. O que oferecemos são dados do open finance sendo aplicados para as seguradoras, de modo que elas ofereçam produtos melhores e personalizados. “O que acreditamos é que dados do sistema financeiro aberto podem ajudar qualquer empresa, até mesmo no varejo que vende fiado ou uma loja de roupas que abre para o cartão de crédito. Qualquer empresa pode se beneficiar”, completa.

Um caso de uso da Klavi é com a Zippi, startup de crédito para autônomos. Por ser um público com dificuldades em comprovar renda e com um fluxo de caixa volátil, a Klavi entra com a informação financeira, ajudando a comprovar renda.

“Essas pessoas precisam dar o consentimento para que possamos compartilhar seus dados, claro, mas conseguimos ajudar a dar crédito a milhares de pessoas graças aos dados do open finance ao longo de 2022”, diz. “Centenas de milhares de contas já foram conectadas via Klavi”, complementa.

Recentemente, a fintech passou por uma rodada de investimento série A. Foram captados cerca de R$ 75 milhões e o valor será usado para a expansão do pessoal – atualmente são 65 pessoas –, criar novos produtos, acelerar casos de uso no mercado e atacar segmentos, como crédito, escoragem e seguros.

“Estamos otimistas para este ano. A Klavi está em uma posição forte e temos demanda de clientes grandes”, resume.