A Susep aprovou nesta quarta-feira, 13 a entrada da CA2C como Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC). Ou seja, a corretora de seguros passa a ser uma entidade credenciada no open insurance. Neste caso, ela pode fornecer dados ao consumidor dentro do ambiente do sistema de seguros aberto (OPIN, na sigla da autarquia), além de trocar informações com outras instituições.

Com o aval do regulador, a CA2C pode fazer agregação de dados com painéis de informação e controle para o usuário, a partir de seu consentimento (opt-in). A corretora é a primeira empresa aprovada como SPOC na OPIN. Portanto, este é o primeiro passo do open insurance.

No ambiente do sistema aberto de seguros, à medida que o opt-in e o crescimento da troca de dados cresce, as seguradoras poderão criar produtos para os clientes, algo que acontece atualmente com o sistema financeiro aberto do Banco Central, o open finance.

Para ser aprovada como SPOC, uma empresa deve seguir as regras da resolução 429/2021 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), como: não pode repassar dados aos corretores de seguros; ter procedimento para evitar conflitos de interesse; assegurar o acesso integral às informações para a Susep; informar os dados financeiros e balanço ao regulador.