Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou uma série de regras sobre o sistema de seguros aberto (open insurance) nesta terça-feira, 24. Por meio da Circular 688, publicada no Diário Oficial da União, a reguladora das seguradoras estipulou novas datas no trâmite de implementação do open insurance no Brasil.

Agora mais faseada, a data limite de implementação da terceira fase (compartilhamento de serviços por APIs) ficará para 15 de setembro deste ano. Antes, o prazo para implementação era em 15 de junho deste ano, segundo portaria original de julho de 2021.

Vale dizer, um estudo da Capgemini com profissionais do setor prevê que os impactos do sistema aberto de seguros serão sentidos apenas em 2025. Divulgado na última segunda-feira, 23, o documento estima uma desaceleração na velocidade de implementação do open insurance.

Sandbox

Outra novidade do regulador brasileiro é em seu sandbox. Na última sexta-feira, 20, a Susep inseriu a LTI Seguros em seu ambiente experimental. Com licença de 36 meses, a companhia poderá operar na modalidade de seguros de dados.

Vale lembrar, o ambiente experimental da reguladora teve duas edições em 2020 e 2021, com 32 projetos que atuam em caráter especiais voltados à inovação no setor, como Stone, ThinkSeg, Flix, Trocafone, além da Pier que saiu do sandbox com êxito e se tornou uma seguradora regulada em junho de 2022.