TIM

Antena da TIM com energia solar em Presidente Bernardes, cidade a 585 km de São Paulo. Foto: divulgação

A TIM começará a usar energia solar em sites off-grid no seu projeto de expansão da rede LTE. Feitos em parceria com a Highline, as primeiras torres com energia sustentável ficam em duas cidades do interior de São Paulo: uma unidade está localizada em Presidente Bernardes, com conectividade para parte da rodovia Castello Branco, entre Presidente Prudente e Presidente Venceslau; a outra está em General Salgado e leva 4G para parte da rodovia SP 463.

No cronograma da operadora apresentado nesta terça-feira, 13, há outros 13 sites que se preparam para receber energia solar. Os projetos em São Paulo têm apoio da Highline. Por sua vez, os sites programados em Acre, Pará e Santa Catarina terão apoio de IHS e Winity.

Na arquitetura, a solução off-grid terá ocupação física máxima entre 16 m² a 24 m², para uma autonomia muito superior, de 36 horas. Isso permitirá uma redução de 3 toneladas de dióxido de carbono (CO²) por MWh ao ano por site. Em redução de consumo convencional, a expectativa é de 15 MWh a menos anualmente.

A tecnologia de sites com energia solar faz parte do plano da TIM para ter 80% de ecoeficiência na transmissão de dados e 90% do consumo de energia de fontes renováveis até 2025. Recentemente, a companhia anunciou a construção de duas usinas solares na Bahia como parte de sua iniciativa de energia verde.

Expansão do 4G

Outra novidade apresentada pela operadora é a expansão da conectividade de 4G dentro de shopping centers em cidades da capital e no interior do estado paulista. O sinal foi reforçado com novos equipamentos e antenas no Shopping Market Place de São Paulo, além dos empreendimentos União de Osasco e Galeria de Campinas.

Além dos três centros comerciais, a TIM melhorou o acesso à rede celular no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, e no Shopping Plaza Sul, em São Paulo. O próximo shopping a receber essa melhoria na conectividade é o Shopping Cidade Norte, em São José do Rio Preto.

Nota-se que a frequência usada é de 700 MHz, algo que traz melhora significativa no sinal LTE indoor.