Nesta quarta-feira, 13, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu por mais um ano a ordem que impede as empresas do país de usarem equipamentos de telecomunicações fabricados por empresas que representariam um risco à segurança nacional. Entre elas, estão as chinesas Huawei e ZTE, fortes fornecedoras de equipamentos 5G.

A ordem invocou a Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência, que dá ao presidente a autoridade para regular o comércio em resposta a uma emergência nacional que ameaça os Estados Unidos.

Por outro lado, o Departamento de Comércio dos EUA também deve estender mais uma vez uma licença, que deve expirar na sexta-feira, 15, permitindo que as empresas norte-americanas continuem fazendo negócios com a Huawei. A informação é da Reuters.

Essa extensão permite que a Huawei receba suporte em hardware existente com atualizações de software no Android, por exemplo, embora não seja possível trabalhar com empresas norte-americanas, como o Google, em novos dispositivos.