Em mais um passo na batalha pela dominação da próxima geração de redes móveis, o governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 25, a criação de uma Estratégia Nacional de Espectro voltada à 5G. O presidente Donald Trump designou a Secretaria de Comércio para trabalhar com as agências reguladoras “em todos os níveis” para o desenvolvimento do plano. A Secretaria deverá reportar anualmente ao presidente com atualizações para alocação de frequências. Trump também criou no mesmo memorando uma “força tarefa” voltada à estratégia de espectro.

A ideia é proporcionar uma agenda para desenvolver tecnologias inovadoras para a estratégia, que deverá estudar como melhorar a gestão de espectro e as prioridades em pesquisa e desenvolvimento. Também deverá criar um cronograma para reguladores e reservar frequência para bandas militares e de segurança. “O presidente Trump entende que precisamos de uma abordagem de olho no futuro para gerenciar o espectro que promove nossos interesses econômicos, enquanto ainda protege nossa segurança nacional”, diz o comunicado da Casa Branca.

Trump pediu a elaboração de um relatório sobre como as novas tecnologias vão impactar o “fornecimento de espectro”, e como as bandas vão ajudar a indústria a criar mais postos de trabalho. Há ainda a menção de que a estratégia vai ter um papel importante na exploração comercial espacial, embora não tenha detalhado como isso aconteceria.

Há mais de dois anos, o fomento à indústria para tornar os EUA líder em 5G já estava na pauta do governo norte-americano. Além de estar no centro das principais estratégias de expansão das operadoras, também foi decisiva para a agência reguladora Federal Communications Commission (FCC) disponibilizasse largas porções de espectro sub-6 GHz e de ondas milimétricas, além de incentivar a implantação de infraestrutura. Tanto que cada tele resolveu adotar uma abordagem diferente nos futuros lançamentos comerciais de suas redes de quinta geração. Por enquanto, todas focam no acesso fixo-móvel (FWA), enquanto handsets compatíveis ainda não chegam ao mercado.