Há 794 redes privadas móveis em 4G ou 5G implementadas ou em processo de implementação no mundo, aponta levantamento feito pela GSA. Há 70 operadoras móveis envolvidas nesses projetos, que estão distribuídos em 68 países. A maior parte das redes privadas móveis identificadas pela GSA (70%) utilizam tecnologia LTE (4G). 

O setor que mais tem demandado esse tipo de solução é o industrial, com 140 projetos. Seis meses atrás, no fim de 2021, eram 111 redes privadas móveis mantidas por indústrias. A GSA também tem verificado um aumento do número de projetos em instalações offshore do setor de óleo e gás, assim como dentro de navios. Os dados fazem parte de um relatório produzido pela GSA sobre o tema.

As descobertas da GSA se refletem também no Brasil, onde Petrobras, WEG, Stellantis e Vale estão entre as empresas com cases mais emblemáticos de redes privadas móveis instaladas no País.

As oportunidades e desafios do mercado de redes privadas móveis no Brasil, assim como a apresentação de cases de sucesso nacionais, serão debatidos no MPN Forum, evento dedicado a esse tipo de solução e que acontecerá no dia 12 de julho, no WTC, em São Paulo, sob a organização de MobileTime. Mais informações estão disponíveis em www.mpnforum.com.br