Uma das plataformas de APIs mais populares no mundo, a Postman publicou a nova edição do relatório State of the API 2022, em que analisou dados da sua própria plataforma. Dentre as suas 38 milhões de coleções de APIs, o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número: 1,4 milhão.

Os Estados Unidos lideram o ranking, com cerca de 5,5 milhões, seguido por Índia (4,6 milhões) e China (2,6 milhões). Há usuários de 234 áreas geográficas e países, o que inclui praticamente todos.

A Postman Public API Network, o maior hub de APIs públicas do mundo, foi analisada para verificar quais coleções de APIs foram as mais bifurcadas em 2022. O ranking é liderado por da APIs da Salesforce Platform (58 mil), seguida por Twitter (29,8 mil), Notion (24 mil), Microsoft Graph (18,9 mil), Slack Web (13,4 mil), WhatsApp Cloud (12,8 mil), Google Maps (11,7 mil), Stripe (9,5 mil), DocuSign REST (7,2 mil), entre outros.

Lista mostra os tipos profissionais que mais trabalham com APIs, em inglês (crédito: divulgação)

37,3 mil profissionais que trabalham com APIs também foram entrevistados para a pesquisa. Os desenvolvedores móveis representam apenas 2% destes. Quase metade são desenvolvedores, seja full stack (25%), ou backend (19%). Engenheiros da qualidade (9%) e desenvolvedores frontend (5%) estão entre as outras profissões que mais trabalham com APIs.

Os entrevistados foram perguntados sobre a indústria em que trabalham. Tecnologia continua sendo o maior setor, com 29% dos respondentes. O ranking é seguido por negócios e serviços de TI (28%); bancos, finanças e seguros (11%); saúde (4%); educação (4%); e vendas (4%).