Mobile Time iniciou a coleta de dados para a elaboração da quarta edição anual do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Com base em informações fornecidas por desenvolvedores de robôs de conversação que operam no Brasil, é construído um relatório que serve como uma fotografia do setor. Isso permite identificar tendências, como os canais mais populares para bots; as verticais que estão demandando mais projetos; os fornecedores de tecnologia de processamento de linguagem natural mais utilizados etc. É produzido um raio-x do setor, pelo porte e localização das empresas desenvolvedoras de bots. O relatório inclui também dados sobre o tamanho do mercado nacional, em quantidade de bots e volume de mensagens.

A participação das empresas é feita com o preenchimento de um formulário online disponível neste link. Os dados fornecidos são tratados de forma agregada. O prazo para participação é até o dia 31 de julho. Ao fim do relatório é apresentado um guia com a lista de todas as empresas participantes e seus contatos comerciais.

Após três edições, o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots se tornou uma referência do setor, auxiliando as empresas na avaliação de suas estratégias e servindo de fonte de informação para matérias da grande mídia sobre o tema.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020 será lançado em setembro, com download gratuito disponibilizado ao público.