Uma nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots está sendo preparada por Mobile Time. O objetivo é mapear quantas empresas produzem bots hoje no Brasil e prover um raio-x sobre esse mercado: quantos bots já foram produzidos por essas empresas; qual é o seu tráfego mensal de mensagens ou chamadas telefônicas; quais os modelos de negócios mais populares etc. Qualquer empresa que produz bots pode participar: basta responder a um questionário online, disponível neste link. O prazo final para o preenchimento do questionário é o dia 15 de junho.

As respostas serão tratadas de forma coletiva, em um relatório que será disponibilizado para download gratuito no site do Mobile Time. Esse relatório incluirá também um guia com os contatos comerciais de todas as empresas participantes que assim autorizarem.

Esta será a segunda edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. A primeira foi feita em 2017 e contou com a participação de cerca de 60 empresas. Houve centenas de downloads do relatório e este serviu de fonte para números usados em diversas matérias na imprensa, incluindo no jornal Valor Econômico e, claro, em Mobile Time. A primeira edição ainda pode ser baixada através deste link.