Um agregador de interações: é assim que pode ser chamado o Ansible, novo serviço corporativo criado pela Siemens Enterprise Communications. A plataforma pretende ser a evolução dos serviços de comunicações unificadas, agora agregando redes sociais e quaisquer devices móveis, como smartphones e tablets. O projeto tem o apoio internacional da Telefônica e da Verizon, que venderão o produto através de seus canais. Vinte corporações multinacionais, incluindo algumas brasileiras, testarão a novidade entre novembro e dezembro. O lançamento comercial está previsto para 2014.

Na prática, o Ansible é um software corporativo, que pode ser instalado no servidor da empresa ou acessado na nuvem, em regime de software como serviço (SaaS). Ele agrega em uma mesma tela todos canais internos e externos de interação do funcionário, desde a recepção de chamadas telefônicas (por meio de integração ao PABX da empresa) até emails, mensagens de texto enviadas para seu número móvel, plataformas de CRM e ERP, e vídeo-chamadas e mensagens instantâneas de serviços OTT, como Google Hangouts, Skype e Facebook. Chamadas recebidas quando o usuário está ocupado podem ser respondidas por texto e convertidas por voz e vice-versa. Outra novidade é um sistema de busca único, que procura resultados em todos esses canais. O histórico de comunicações é guardado e ordenado por contato, independentemente do canal utilizado.

Mobilidade

Toda interação pode ser transferida entre aparelhos, como do PC para um smartphone ou tablet, sem interrupção. O Ansible está disponível para devices móveis na forma de app para Android, iOS e Windows Mobile. E chamadas telefônicas recebidas no número fixo podem ser trasnferidas para o celular. A ideia é que as pessoas divulguem apenas seu número fixo, deixando o sistema encontrá-las onde estiverem. 

"A diversidade de meios de comunicação e a falta de interoperabilidade leva a uma perda de produtividade. Houve uma fragmentação da comunicação ao longo dos últimos dois anos", descreve Carlos Castro, diretor de marketing de produtos da Siemens Enterprise Communications.

Uma pesquisa mundial encomendada pela Siemens com grandes corporações revela que 75% delas têm equipes remotas que demandam colaboração. Dentre estas, 55% consideram produtivo o trabalho e remoto, enquanto 45% enxergam problemas nessa experiência por causa da fragmentação dos meios. "Como resposta a essa pesquisa, criamos o Ansible", explica.

Forum Mobile+

Castro será um dos participantes do painel "Novas ferramentas de produtividade móvel", que fará parte do 6º Forum Mobile+, evento organizado pela Converge Comunicações e que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, no centro de convenções Frei Caneca, em São Paulo. Para maiores informações, acesse o site do evento.