Os dispositivos móveis serão os meios mais utilizados para as compras de fim de ano com, 55% da preferência. 46% das compras neste perído serão realizadas com smartphones, o device mais utilizado. Já os tablets serão o meio de compras de 9%. Os computadores serão ultrapassados e deverão ser usados em 44% das compras. Os dados são da pesquisa realizada pela Salesforce.

Outra curiosidade é que 35% do faturamento deve ser gerado a partir de indicações elaboradas por meio de inteligência artificial. De acordo com o estudo, trata-se de um acréscimo de 25% em relação à mesma época de 2017.

A pesquisa aponta ainda que o Instagram vai gerar 51% mais tráfego para sites de comércio do que em 2017.

Tudo indica que as plataformas móveis serão responsáveis por 68% do tráfego de todo o comércio eletrônico neste período, o que representa um crescimento de 19% ano a ano. Além disso, o tráfego em plataformas móveis vai atingir seu pico na véspera do Natal, com 72% dos acessos e 54% dos pedidos feitos pelo smartphone.

Metodologia

A Salesforce realizou 6 mil entrevistas em seis países com os insights gerados pelas atividades de 500 milhões de consumidores em 53 países, além de bilhões de transações feitas por meio de Commerce Cloud.