Laser Tightbeam da Aalyria, a nova empresa de telecomunicações da Alphabet (Reprodução: Aalyria)

A Alphabet, controladora do Google e de subsidiárias disruptivas como a Waymo, apresentou formalmente à imprensa mais um spin-off nesta terça-feira, 13. Batizada de Aalyria (lê-se A-LI-RI-A), a nova companhia de telecomunicações nasce com um contrato de US$ 81 milhões com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, via Defense Innovation Unit, para entregar uma Internet segura para setores privado e público via espaço.

De acordo com o site da companhia, a sua tecnologia consiste em ofertar comunicação sem fio de alta velocidade via laser. Ou seja, Aalyria é o Google Loon revivido, porém, sem os balões que fizeram sucesso mundo afora, mas que não encontraram um modelo de negócio viável.

Para levar a comunicação, a empresa conta com dois alicerces tecnológicos:

  • Spacetime – Um software para orquestração e otimização de redes (tráfego e espectro, por exemplo) em estações terrestres, aeronaves, satélites, navios e malhas urbanas;
  • Tightbeam – Um equipamento laser (similar a radares de navios de guerra) para mover dados através da atmosfera de forma intacta e que tem como intuito melhorar a comunicação via satélite, Wi-Fi em aviões e navios, além de levar a conectividade para qualquer lugar no planeta.

Com essas duas tecnologias, a Aalyria pode se conectar em mais de 15 milhões de links e conexões wireless em velocidades de até 1,6 Tbps.

Gestão

Notoriamente com foco inicialmente em contratos com o poder público, a Aalyria será liderada por Chris Taylor, ex-CEO da Govini e fuzileiro naval norte-americano por 14 anos. A companhia também tem ex-membros de Google, Amazon, Meta, Nasa, Cisco e Lockheed Martin. E em seu conselho se destacam: Vint Cerf, VP do Google e um dos criadores da Internet; Robert O. Work, ex-subsecretário de Defesa dos EUA; e a major general da reserva e ex-CTO da Força Aérea dos EUA, Kim Crider.

Vale lembrar que o Loon também teve time de peso e ‘conselhão’ antes de encerrar suas operações.