Paula Bellizia, presidente global de pagamentos da plataforma (crédito: Ebanx)

O Ebanx confirmou na noite desta terça-feira, 13, a expansão de suas operações para o continente africano. A novidade foi confirmada pela presidente de pagamentos globais da empresa, Paula Bellizia, durante a sexta edição do evento Latin America Summit, organizado pela empresa no México.

Além da sua estrutura, o Ebanx levará seus serviços de pagamento para a África. De acordo João Del Valle, CEO do Ebanx, a economia digital africana está em rápido crescimento e deve se consolidar nas próximas décadas.

Segundo estudo recente da McKinsey, a economia digital africana está avaliada em US$ 115 bilhões. E, de acordo com a Newzoo, o mercado de games na África já equivale a US$ 2,6 bilhões e deve crescer 10% até 2026. A empresa ressalta o nível de penetração das finanças via mobile como um dos fatores para chegar à região.

Com a entrada na região, o Ebanx aceitará arranjos de pagamentos famosos na região, como a carteira digital M-Pesa (Quênia), o protocolo USSD (baseado em sinal GSM, na Nigéria), as transferência de fundos eletrônicos da OZOW (África do Sul), além de transferências bancárias.

Um primeiro serviço digital que está na África com o Ebanx é o Pipefy, uma plataforma SaaS low-code para gestão de fluxo de trabalho.

Vale lembrar, este é o primeiro grande anúncio desde a rodada de demissões, que cortou 20% da equipe no meio do ano. Na época, a empresa informou que focaria em seu núcleo duro, os pagamentos internacionais.

Outras novidades

Além da expansão da América Latina para África, o Ebanx lançou uma série de soluções financeiras para:

– Facilitar e agilizar transações de alto valor no mercado bilionário de B2B SaaS/Cloud da América Latina;

– Micropagamentos, voltado para a acelerada economia dos criadores;

– E transações únicas que permitem a compra de produtos locais e globais com um só pagamento nos marketplaces online.

No começo de 2022, Del Valle afirmou que a empresa estava chegando a ter metade de seu faturamento vindo do exterior.