O Ebanx anunciou nesta quarta-feira, 20, a expansão de suas operações para mais oito países na África. Os novos países somados ao ecossistema da fintech são: Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. O crescimento estratégico da empresa no mercado africano vem desde setembro de 2022, quando estabeleceu operações na África do Sul, Nigéria e Quênia.

Além do continente africano, a fintech também amplia ainda mais sua presença na América Latina e no Caribe, especificamente em Bahamas e Jamaica, alcançando 17 países latino-americanos, e um total de 29 pelo mundo, com a adição recente da Índia. Vale lembrar que no início do ano passado, a empresa expandiu para o México.

As próximas fronteiras digitais africanas

A empresa espera ter um crescimento significativo do comércio digital, com a taxa de compradores online na região podendo aumentar 10% ao ano até 2027, de acordo com dados da Insider Intelligence – em uma população que ultrapassa um bilhão de pessoas. por outro lado, somente 15% dos população africana fez uma compra online, de acordo com dados do Banco Mundial.

No caso do Egito e Marrocos, o Ebanx começa as operações com métodos baseados em dinheiro, os mais usados no comércio digital. Considerada a segunda maior economia da África, o Egito tem taxas de penetração de telefonia móvel e Internet superiores à média. Em paralelo, 73% dos egípcios estão desbancarizados, e somente 3% deles têm um cartão de crédito, segundo o Global Findex 2021 do Banco Mundial. No Marrocos é onde ocorre a maior penetração da Internet da região, chegando a 90%, segundo a Euromonitor. Com o uso de smartphones crescendo diariamente, o mercado deve chegar a US$ 5 bilhões em volume no final deste ano, segundo a Statista Market Insights.

Bahamas e Jamaica

A expansão da empresa para as Bahamas e Jamaica contempla também o movimento para América Central e Caribe do Ebanx, que foi iniciado em 2021 com Costa Rica, El Salvador, Panamá, Guatemala e República Dominicana. O comércio cross-border (transfronteiriço) domina a região, sendo responsável por 80% das vendas online.

Em termos de métodos de pagamento mais utilizados, há uma forte presença do cartão nas vendas online nas duas regiões, com o débito ultrapassando os 30% do volume do comércio digital, segundo dados da Americas Market Intelligence, e onde é esperado que as vendas online acelerem a taxas anuais de dois dígitos até 2027.