Dois executivos com longa experiência no setor de telecomunicações decidiram fundar uma editora dedicada a publicar livros no formato de aplicativos para tablets e smartphones, com foco especial no segmento infanto-juvenil. Flávia Bittencourt, ex-diretora de marketing da Oi, e Raul Mesquita, executivo com passagens pela Oi, Huawei e IBM, são os sócios por trás da Stories4Fun, cujo primeiro título foi lançado há poucas semanas para iPad, o livro-aplicativo infantil "2 Little Stars", vendido a US$ 1,99. A proposta é ser uma editora global. Todos os livros virão em pelo menos três línguas: inglês, espanhol e português.

Embora seja classificada como uma editora, a Stories4Fun não pretende lançar livros impressos e nem sequer ebooks. A ideia é focar em livros-aplicativos, para que haja ferramentas de interação entre o leitor e a estória narrada. "A forma de contar estórias ganha novas possibilidades nos tablets e smartphones. Queremos revolucionar isso. A proposta é pensar histórias para esses dispositivos. Não adianta pegar um livro existente e tentar adaptar", diz Mesquita.

A Stories4Fun atua como uma produtora editorial, gerindo todo o processo de elaboração do produto. No caso de um livro-aplicativo, além do contato com autores, revisores, tradutores e ilustradores, é preciso também contratar músicos para a trilha sonora, atores para gravar a narração e desenvolvedores para a programação. "Na IBM eu estava na área de BPO (Business Process Outsourcing). É o que faço agora na Stories4Fun: terceirizo serviços", comenta o executivo. Os colaboradores da editora estão espalhados pelo mundo: há gente na Índia, nos EUA, no Uruguai e, claro, no Brasil. A desenvolvedora de "2 Little Stars", por exemplo, foi a brasileira parsec.digital.

Outros seis títulos estão em produção e devem ser lançados até dezembro para a iPhone, iPad e dispositivos Android (tanto tablets quanto smartphones). Dois são voltados para o público adolescente. Um deles bota o leitor como ator na estória. Os outros quatro títulos são para adultos. "Neste caso, os livros virão com três finais diferentes: o que aconteceu, o que poderia ter acontecido e o que deveria ter acontecido", conta Mesquita.