O entretenimento durante os voos vai ser transformado dentro de dois anos. É quando entrará em operação um novo serviço de conexão à Internet dentro dos aviões, com velocidade de 49 Mbps e a preços mais acessíveis que os atuais. A solução usará a GX, uma nova constelação de satélites em banda Ka da Inmarsat, que entrará em órbita ao longo de 2014. Serão três satélites: um sobre o oceano Atlântico; outro sobre o oceano Pacífico; e o terceiro sobre o Índico. Cada um terá 89 feixes de banda Ka, garantindo uma cobertura de praticamente todo o globo terrestre.

A expectativa é de que a conectividade em viagens aéreas se torne tão comum quanto dentro de quartos de hotéis. Uma pesquisa com 3 mil pessoas nos EUA, Reino Unido e Singapura, revela que 86% dos passegeiros querem ter conexão Wi-Fi em seus voos e que nove em cada dez pilotos não estão satisfeitos com a atual qualidade do serviço de Internet a bordo. Hoje, são usados satélites de banda Ku, cuja velocidade de conexão é mais baixa. A pesquisa foi realizada pela Honeywell Aeroespace, empresa parceria da Inmarsat na fabricação dos equipamentos de comunicação com os satélites GX que serão instalados nos aviões.

Na nova solução, os provedores de serviços de Internet em voos serão os mesmos que existem atualmente, como On Air e Gogo. O modelo de cobrança pode variar, desde a cobrança pelo voo inteiro até por uma determinada quantidade de dados trafegados.