Uma pesquisa realizada pelo PayPal mostrou que 75% das pequenas e médias empresas (PMEs) do Brasil ainda não usam inteligência artificial (IA) em processos de automação. Entre as que utilizam a tecnologia, 60% utilizam para criar conteúdo nas redes sociais e 45%, para atender clientes por chatbots.
O receio com a IA, no entanto, não se aplica a todas as ferramentas de tecnologia. De acordo com o levantamento, 99% das respondentes já estão digitalizadas de alguma forma, mesmo que 70% afirmem não ter total confiança em ferramentas digitais. Além disso, quando o assunto é pagamento digital, 82% consideram as ferramentas do setor um diferencial e 73% das PMEs acham que elas são fáceis de configurar.
Brunno Saura, general manager of sales do PayPal no Brasil, considera que a confiança do empreendedor não anda no mesmo ritmo do avanço da tecnologia. Parte disso se explica pelo histórico negativo que muitas tiveram ao usar alguma inovação.
Más experiências de PMEs
Outro ponto analisado pela pesquisa é que 72% das participantes relataram experiências ruins com ferramentas digitais, como problemas de suporte ou atendimento (32%), dificuldade de integração com outros sistemas (27%), valores inesperados ou altos demais para algumas aplicações (21%). “Por mais que tenhamos itens que sejam de fácil integração e as PMEs saibam do valor deles, se o produto as deixa na mão, elas não se sentirão seguras com ele”, observou.
De acordo com o executivo, o serviço de pagamentos pretende usar essa pesquisa para encontrar formas de levar às pequenas e médias empresas as tecnologias do setor a um ambiente de avanço digital, que as grandes empresas já têm acesso. “A economia da confiança é necessária para que exista a promessa de prosperidade para as PMEs”, disse em evento realizado nesta quinta-feira, 13, para divulgar os dados do estudo.
Saura considera que o papel do PayPal é interpretar as novidades e traduzi-las em soluções para o usuário no dia a dia. “Precisamos transformar essa massa de informação em aplicações para que o vendedor as utilize e o consumidor final também ganhe com isso”, afirmou.
Foto: divulgação/PayPal

