A GE apresentou nesta quinta-feira, 13, uma nova divisão da empresa dedicada à Internet das Coisas para indústrias (IIoT) que deve entrar em operação a partir do primeiro trimestre de 2019. Esta área produzirá softwares para IoT e será independente da GE, com uma nova marca, estrutura própria de negócios e de diretores.

Embora esteja separada, a área terá um investimento de US$ 1,2 bilhão da GE em seu começo, além de uma base de clientes já estabelecida e o portfólio de soluções de Internet das Coisas que estavam na divisão GE Digital, como: Predix, Asset Performance Management, Historian, Automation (HMI/SCADA), Manufacturing Execution Systems, Operations Performance Management, e os negócios GE Power Digital e Grid Software Solutions.

Com a criação da nova empresa, o presidente da GE Digital, Bill Rush, deixou a companhia. Agora, a GE procura um novo executivo para dirigir sua unidade de negócios digitais.

A criação da área de IIoT da GE acontece ao mesmo tempo em que a companhia vende sua participação na ServiceMax, provedora de soluções em nuvem para técnicos de campo, à Silver Lake. Ainda assim, a GE manterá 10% de suas ações.