PAIS

O governo federal inaugurou nesta sexta-feira, 14, em Macapá (AP), o projeto-piloto chamado Infovia 00, que marca o início das operações do PAIS (Programa Amazônia Integrada e Sustentável) na região. O projeto faz parte do Norte Conectado, que receberá R$ 1,5 bilhão das empresas que venceram o leilão do 5G como contrapartida das radiofrequências adquiridas.

No Infovia 00, haverá um cabo de fibra óptica submerso, de 770 km, que conectará Macapá (AP) a Santarém (PA), passando pelos municípios de Alenquer, Almeirim e Monte Alegre. Ao todo, o PAIS promete implantar, de acordo com o edital do 5G, 12 mil km de redes de fibra óptica de alta capacidade na região, que inclui Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro das comunicações Fábio Faria estiveram presentes na cerimônia de inauguração, além de autoridades locais e federais, como o general Luiz Eduardo Ramos (ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República) e o também general Augusto Heleno (chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República).

“Ninguém trouxe Internet para vocês. Agora vocês terão Internet por conta de um homem”, disse o ministro Faria, em tom inflamado, aproveitando o momento para um discurso eleitoral. Na mesma linha, o presidente Bolsonaro criticou governos anteriores, fez promessas de campanha, e voltou a questionar a legitimidade das eleições de 2018.

PAISOs discursos repetiram diversas vezes que o projeto não usará “nem um centavo do dinheiro público”. Entretanto, o próprio comunicado do MCom esclarece que o “Infovia 00″ contou com investimentos do Ministério das Comunicações na ordem de R$ 94 milhões, com repasses também do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de emenda do Senado”.

O presidente e o ministro também não mencionaram detalhes sobre a construção da infovia, prazos, ou ainda sobre os compromissos estabelecidos pelo PAIS que foram questionados pelo TCU antes do leilão.