O Secretário Executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Elísio Menezes, afirmou que o Programa Amazônia Interconectada e Sustentável (PAIS) deve ter um custo total de R$ 1,6 bi para ser construído. Menezes revelou os valores e os detalhes do projeto, que prevê uma rede subfluvial na Amazônia, durante o primeiro painel do Seminário Políticas de Telecomunicações, organizado por Teletime, nesta segunda-feira, 22.

Segundo Menezes, a primeira via, que liga Macapá a Santarém, no Pará, contará com recursos de um repasse do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). As outras vias – são oito, no total – devem ser construídas com recursos que sairão do leilão de 5G. Ele lembra, no entanto, que “não existe a menor possibilidade de compromissos de políticas públicas serem de valores superiores aos valores das frequências. A Anatel vai definir quais valores são estes e quais os valores do edital”.

O PAIS é um programa com a implantação de infraestrutura de rede de telecomunicações para transporte de dados para a região amazônica. O projeto prevê mais de 10 mil km de cabos de fibra óptica subfluviais, 778 km de cabos submarinos e 498 km de cabos terrestres, formando o que o governo chama de “cinturão óptico”.