O aplicativo de transporte voltado exclusivamente para mulheres Venuxx (Android, iOS) chegou a São Paulo. Depois da experiência em Porto Alegre e em Belo Horizonte, o app abriu operação na primeira semana de fevereiro em partes da região metropolitana da cidade.

Outra novidade é que o Venuxx inseriu reconhecimento facial como medida de segurança. É o primeiro a levar para os aplicativos de transporte individual essa função para que as motoristas possam identificar as passageiras. Ou seja, ao se cadastrar, a usuária tira uma foto dentro do app e isso ajuda na identificação da cliente para a motorista, no momento do embarque, mas também bloqueia possíveis cadastros feitos por homens. “Tínhamos como segurança o uso do código CVV, do cartão de crédito. A cliente digitava os três números para pedir a corrida e isso servia para identificá-la. Mas agora optamos por retirar essa feature e usar o reconhecimento facial, que traz mais segurança. Basta tirar a foto no momento do cadastro e, esporadicamente, o sistema vai fazer uma validação do reconhecimento facial”, explica a COO da startup, Gabrielle Jaquier.

R$ 1

O modelo de negócios da empresa também foi outro ponto que mudou. Se antes a startup cobrava das motoristas uma porcentagem em cada corrida realizada pelo app, atualmente, a cobrança é de R$ 1 por corrida, além, claro, do imposto municipal, cuja média é de 15%. “Não é exatamente uma campanha porque é por tempo indeterminado. É um modelo de negócios, mesmo. Nossa proposta é fortalecer a mulher no mercado de trabalho”, diz a COO.

Serviço de entregas

A startup vai também expandir o negócio com o Venuxx Express, serviço de entrega de “marcas que tenham um DNA feminino”. Sem dar detalhes da nova empreitada, Jaquier diz que a empresa está mudando a estratégia de negócios. “Não queremos ser só um app de mobilidade. A gente quer se adaptar à mobilidade da mulher, que é diferente da do homem. A mulher trabalha, para, precisa resolver assuntos familiares, leva filhos para a escola, ao médico, compra coisas. A gente quer agregar à plataforma produtos e serviços para otimizar melhor a jornada dela”, conta. O projeto piloto já está rodando em São Paulo e deverá ser lançado para todas as praças até o fim de fevereiro.

Gabrielle Jaquier, COO da Venuxx

Outros públicos

O app não é exatamente de nicho, já que seu público representa mais de 50% da população brasileira, mas a inclusão dos homens – seja como motorista, seja como cliente – está excluída. Mas tampouco é um aplicativo de massa, onde a quantidade às vezes pode fazer frente à qualidade dos serviços. Para nós, o mais importante é a questão da segurança. E são poucos os aplicativos que podem dar segurança tanto para o cliente como para o motorista, e nenhum tem a feature do reconhecimento facial. No fim, “se a mulher quiser andar ao lado da motorista, ela pode, se quiser voltar de madrugada, também. Ela pode escolher.”

Além do público feminino, o Venuxx também quer direcionar seu olhar para o público LGBT. Porém, ainda estudam a melhor maneira de atendê-los, de modo a garantir a segurança de todos. “Olhamos com muito carinho para esse público, que nos pede para ser atendido em nosso app. Existe essa demanda. No caso de transexuais, é importante dizer que a validação de cadastro da motorista e da passageira ainda é pelo CPF, pelo documento. Se a pessoa já usa o documento com o nome de mulher, a gente pode atender. É a forma de a gente garantir a segurança para todas, inclusive para a motorista“, explica Jaquier.

Próximo passo

No ano passado, a intenção era expandir para praças como Belém e Brasília. Porém, com a demanda forte em São Paulo, os sócios do Venuxx mudaram os planos e foram parar na capital paulista. Depois dessa mudança, Jaquier prefere não entrar em muitos detalhes sobre onde a plataforma deve aportar. Está certo que, ao longo de 2019, deverão abrir em outras três praças. “Ainda não temos essas regiões definidas. Mas a modelagem da praça passa por uma série de avaliações, como quantidade de mulheres, renda per capta delas e número de smartphones”, comenta.

Números

Mas, aos poucos, o app vai se modelando e ganhando espaço num mercado competitivo, que só tende a crescer, segundo Jaquier. “A média de motoristas mulheres em apps é de 15% a 20% e as mulheres respondem por 60% das demandas de corrida nos aplicativos. Isso gera uma grande oportunidade para quem quiser ingressar”.

O Venuxx cresce de 30-40% ao mês e são aprovadas cerca de 700 motoristas por mês (no começo eram 20 por mês). A expectativa é ter mais de 30 mil mulheres dirigindo pelo app até o final de 2019, além de atingir 300 mil usuárias ativas.