De aplicativos de transporte individual o Brasil está servido com uma boa gama de opções. Mas todos eles têm como lógica a massificação, ou seja, muitos clientes, muitos motoristas. Para se diferenciar num mercado tão competitivo, um novo app precisa oferecer algo a mais. Foi pensando na customização que quatro sócios lançaram o Venuxx (Android, iOS), plataforma voltada somente para as mulheres. Nele, motoristas e passageiras são do sexo feminino.

A proposta é dar mais segurança aos dois lados – motoristas e passageiras –, mas em especial, empoderar mulheres que precisam gerar renda. Gabrielle Jaquier, diretora de marketing e operações, garante que as condutoras que usam o app ganham entre até 15% a mais por corrida se comparado com o que é oferecido pelos outros aplicativos.

“A passageira enxerga o app como uma ferramenta que dá mais segurança para ela e a liberdade de ir e vir. Ele, sim, é um pouco mais caro do que os outros, mas ele estimula uma mulher empoderar uma outra mulher. Nós queremos gerar oportunidades de emprego para as mulheres que estão fora do mercado de trabalho”, explica Jaquier.

O app nasceu em setembro de 2017, em Porto Alegre, cidade escolhida para serem realizados os primeiros testes. No momento, é possível usar a Venuxx também em Belo Horizonte, Brasília e Belém.

A meta é entrar nas principais capitais do País nos próximos meses. Mas as escolhas das primeiras cidades têm a ver com algumas particularidades relacionadas à modelagem do negócio, explicou Jaquier. Por isso, os sócios mapearam as localidades com mais potencial para este tipo de serviço, viram em quais cidades eles teriam o maior número de mulheres com necessidades latentes de transporte – ou seja, locais onde a questão do transporte era um risco –, e avaliaram onde havia um maior número de mulheres com smartphones e com necessidade de encontrar uma solução para este problema.

“Ao optarmos por esse tipo de operação, com expansão aos poucos, conseguimos aprimorar a plataforma. E isso nos fez crescer 30% ao mês no volume total do negócio”, resume a diretora de marketing e operações.

A motorista

Ao se cadastrar, a condutora entra na categoria “silver” e passa a receber 75% de comissão pelo valor da corrida. Depois da 30ª corrida feita ela se torna “gold” e passa a receber 80%. O restante vai para a plataforma.

Quanto ao pagamento, até o início de abril, a profissional ganhava por semana. Ela precisava fazer um mínimo de R$ 60 para receber. “Mas já mudamos. No nosso teste, realizado em Porto Alegre, em setembro de 2017, coletamos os dados e vimos que dessa forma não estava funcionando muito bem para as motoristas até por conta das variações do preço da gasolina”. Assim, a partir de agora, elas recebem a cada 48 horas.

A composição de preço do app vai variar de acordo com a praça, mas é feita a partir de uma taxa-base de quilômetro por minuto. Para se ter uma ideia, em Porto Alegre, a taxa-base é de R$ 4,50, a taxa por minuto é de R$ 0,20 e de quilômetro, R$ 1,50. O preço mínimo de uma corrida é de R$ 9 e o tempo de espera pela passageira é de R$ 0,30.

Jaquier diz que os desenvolvedores do app apresentam com frequência novos recursos. Um deles é o mapeamento de áreas de risco. “As motoristas se sentem muito mais seguras agora”. Outro ponto para quem conduz com a Venuxx é o fato de que, ao aceitar uma corrida, a motorista sabe exatamente para aonde vai, dando a ela mais poder e segurança.

A passageira

A motorista precisa entregar uma série de documentos para poder usar o app, inclusive o de antecedentes criminais.

Já a passageira também passa por algumas etapas burocráticas – se comparado com os outros apps – e sempre com o intuito de aprimorar ainda mais a segurança do app. Por exemplo, só é aceito o cartão de crédito cadastrado. Até aí, normal. No entanto, ao final de oda corrida ela deve inserir o código de segurança do seu cartão de crédito para formalizar o pagamento.

Outro recurso de segurança é o botão SOS. Ao usar o app, é possível apertá-lo e uma mensagem SMS chega até seu contato de emergência. Nesse caso, é possível compartilhar o trajeto até o destino final.

Números e futuro

Os sócios estão otimistas. O número de corridas quadruplicou de janeiro para cá e, somente de março até abril, dobrou. Em janeiro, a média de aprovação de motoristas era de 20 por mês. “Para junho, a previsão é aprovar 200 motoristas por mês. Quando olhamos isso para o nosso nicho, esses números são muito interessantes. Nosso negócio vem crescendo em torno de 40% ao mês”, conta Jaquier.

A previsão é que o app esteja disponível em mais cinco capitais até fim de julho.