No ano passado, o tráfego mundial de SMS A2P foi inflado artificialmente por mecanismos fraudulentos que provocaram um envio de algo entre 20 bilhões e 36 bilhões de mensagens, estima um estudo conjunto assinado por Enea e Mobilesquared. Calcula-se que o prejuízo para marcas que usam o canal de SMS tenha sido de US$ 1,16 bilhão com esse tipo de fraude em 2023.

Essa fraude é denominada como “Artificial Inflation of Traffic”, ou AIT, na sigla em inglês. Ela consiste em aumentar artificialmente o tráfego de SMS contratado por uma marca e, claro, cobrar por isso, como se fosse um tráfego orgânico. 

A Enea aponta diferentes formas em que isso acontece. Três delas são as seguintes: 1) fabricação de mensagens falsas: durante o trânsito das mensagens, algum agregador injeta tráfego falso; 2) geração de tráfego por bots: robôs acessam sites das marcas contratantes e requerem o envio de senhas temporárias (OTP), ou qualquer outro gatilho que gere SMS; 3) parasita mascarado: o tráfego falso é injetado através de contas dentro de plataformas de CPaaS.

O relatório alerta que o ecossistema de SMS A2P precisa atacar esse problema urgentemente para que não prejudique a credibilidade do canal e das empresas sérias e responsáveis que atuam nele.

Crédito da imagem no alto: ilustração produzida por Mobile Time com IA generativa.